top of page
Stationary photo

Olá

Durante minha graduação, adquiri um sólido entendimento dos princípios matemáticos e desenvolvi habilidades para transmitir esse conhecimento de forma clara e envolvente.

Apresentação

Caro aluno,

Nosso grande desafio é: ensinar Matemática num mundo em que a tecnologia é predominante. Assim, buscamos superar barreiras e normas daquilo que é considerado difícil. Hoje nos deparamos com o mundo dos negócios altamente competitivo e voraz, os efeitos da globalização e da velocidade das informações não podem nos pegar despreparados ou desinformados. Neste mundo de competição acirrada, a informação e o conhecimento são pontos primordiais à sobrevivência no mundo corporativo, pois ao longo do tempo adquirimos as competências necessárias ao desenvolvimento de nossas atividades. O que nos resta, então, são a reciclagem e o aprimoramento das técnicas.

  • Facebook
  • Instagram

Alunos do Curso do Mario

Temos grupos de estudos para o vestibular, aulas particulares on-line ao vivo ou presencial

Aulas de Matemática

Habitualmente nos perguntamos: para que serve isso? Por que a Matemática está incluída no currículo escolar?
Encontramos respostas como: “a Matemática é necessária nas atividades práticas, pois precisamos do raciocínio lógico, das medidas, das contagens, da generalização, enfim, também das respostas abstratas, presentes em todas as nossas atividades diárias, desde uma simples programação de tempo em nossa agenda pessoal, à elaboração do nosso balanço pessoal de pagamentos”.
São poucos os casos dos alunos que conseguem solução a este questionamento, devido à falta de método adequado e de relação com o cotidiano. Mas neste primeiro momento, buscaremos nos aprimorar para as próximas etapas do projeto interdisciplinar de uma forma objetiva e clara, sem perder a base e os conceitos bibliográficos.
Nossa proposta é conhecer a Matemática utilizando um método mais intuitivo, indutivo, respeitando os conhecimentos já adquiridos pelos alunos e não apresentá-la somente como uma ciência hipotética e
dedutiva.
Vamos considerar a Matemática como uma disciplina que utiliza diversas linguagens de comunicação para interpretar as próprias idéias, num sistema de códigos e regras, dos fenômenos do dia-a-dia.
O cotidiano já nos apresenta diversas situações matemáticas, e vamos assim relacioná-las, utilizando adequadamente instrumentos como calculadoras científicas e financeiras e ferramentas como o próprio
computador e seus recursos.
Assim, deixamos de lidar com os conhecimentos prontos e apenas transmitidos para ser algo integrante do processo de construção do conhecimento e estimulando a autoconfiança do saber fazer Matemática (competências e habilidades).
Com tantos meios de informação e diversão, entende-se que os alunos reajam ao ambiente escolar de modo bem diferente daquele esperado até poucos anos atrás. Assim é necessário ter em mente que aquilo que funcionou bem nas escolas até a década de 70 já não está surtindo efeito nos momentos atuais. Diante dessa nova realidade de calculadoras e computadores, é primordial repensar os objetivos da matemática, especialmente a elementar. Se antes era necessário fazer contas rápidas e corretamente, hoje é importante saber por que os algoritmos funcionam, quais as idéias e conceitos envolvidos, a ordem de grandeza de resultado que se pode esperar de determinados cálculos e estratégias mais eficientes para enfrentar uma situação-problema, deixando para as máquinas as atividades repetitivas, aplicação de procedimentos padrões e operações de rotina. No ritmo acelerado das mudanças tecnológicas seria muito difícil – e mesmo arriscado – fazer previsões sobre quais conteúdos da Matemática serão mais úteis aos alunos no futuro. No entanto, pode-se ter razão de estar no caminho correto quando os alunos são preparados para enfrentar situações novas com criatividade e entusiasmo diante do desafio, em vez de apenas instrumentalizados com fórmulas e modelos-padrão para aplicar em situações conhecidas e específicas.

Seja bem-vindo e bom estudo.

 


Habilidades e Atitudes

1. Interpretar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões..).
2. Identificar o problema, compreender enunciado, formular hipóteses e prever resultados.
3. Interpretar e criticar resultados de formulações matemáticas.
4. Utilizar à matemática na interpretação e na intervenção do cotidiano, estabelecendo as devidas relações.
5. Utilizar adequadamente calculadoras, computadores reconhecendo suas limitações e potencialidades.
6. Selecionar estratégias matemáticas de resoluções de problemas.
7. Utilizar raciocínios diferentes, indutivo e dedutivo na solução de problemas apresentados.

 

Objetivos da Aula

Ao final da aula o aluno terá subsídios para utilizar a Matemática na interpretação e na intervenção do cotidiano, estabelecendo as devidas relações.

A Etnomatemática tem como objetivo primordial valorizar a Matemática nos diferentes grupos culturais. É a proposta de enriquecer os conceitos construídos pelo aluno com sua experiência fora das dependências escolares. Este estudo está diretamente ligado com as competências que desenvolvemos ao longo de nossa formação profissional, pois a cada dia desenvolvemos e ultrapassamos novos estágios matemáticos que nos levam à reflexão de diferentes conceitos.
Hoje, com a facilidade do uso dos computadores, existe um estímulo à autoconfiança do aluno ao se deparar com a máquina, que até bem pouco tempo era desconhecida, mas que atualmente se mostra como parte integrante do nosso cotidiano.

Você já parou para pensar que um computador é um elemento matemático?


A disciplina apresenta a matemática como um sistema de código e regras que a tornam uma linguagem de comunicação de idéias, permitindo a modelagem e a interpretação dos fenômenos cotidianos.

   AULA                       CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MATEMÁTICA 

    01    ÁLGEBRA – Potenciação algébrica, numérica e suas propriedades    
   02    ÁLGEBRA – Radiciação – Racionalização e suas propriedades    
   03    ÁLGEBRA – Fatoração algébrica, numérica e suas propriedades    
   04    ÁLGEBRA – Equação irracional, racional e conjuntos numéricos     
   05    ÁLGEBRA – Equação e Inequação do 1º grau – Reta afim e linear.    
   06    ÁLGEBRA – Equação e Inequação do  2º grau: Parábola e seus Vértices    
   07    ÁLGEBRA – Inequação Produto e Quociente e Condição de existência    
   08    ÁLGEBRA – Equação Exponencial de mesma base numérica.    
   09    ÁLGEBRA – Inequação Exponencial de mesma base numérica.    
   10    ÁLGEBRA – Propriedades do Logaritmo decimal e natural – Parte I    
   11    ÁLGEBRA – Propriedades do Logaritmo decimal e natural – Parte II    
   12    ÁLGEBRA – Equação Logarítmica e suas funções práticas (Neper - ln)    
   13    ÁLGEBRA – Progressão Aritmética: Termo geral, médio  e Soma finita     
   14    ÁLGEBRA – Progressão Geométrica: Termo geral, médio, Soma F. e I.    
   15    ÁLGEBRA – Porcentagem - Juros Simples - Juros Compostos:Montante    
   16    Trigonometria no triângulo retângulo – Identidade Trigonométrica    
   17    Ciclo Trigonométrico, Gráfico Trigonométrico: seno, cosseno e tangente    
   18    Função Seno - Lei dos Senos - Equação e Inequação – Seno em k voltas    
   19    Função Cosseno - Lei dos Cossenos - Equação e Inequação – Cosseno    
   20    Função tangente - Equação e Inequação – Tangente em k voltas    
   21    Adição de Arcos - Subtração de Arcos - Arco Duplo - Arco Metade    
   22    Fatoração Trigonométrica seno, cosseno, tangente e suas aplicações    
   23    Regra de três simples e composta do tipo direta e inversa proporção    
   24    Função e suas classificações: Sobrejetora, Injetora, Bijetora e Qualquer    
   25    Função Composta, Função Inversa, Função Modular, Função par e impar     
   26    Matrizes: Classificação e suas propriedades soma, subtração e produto    
   27    Determinantes: Teoremas Sarrus, Laplace, Chió, Binet e Vandermond    
   28    Sistema Linear: Escalonamento, Cramer e Classificações: SPD, SPI e SI    
    29    Geometria Plana – Classificação dos Triângulos e suas utilidades.    
   30    Geometria Plana – Circunferência: Secante, Tangente, Corda e Raio.    
   31    Geometria Plana – Áreas e superfícies elaboradas para o ensino médio    
   32    ÁLGEBRA – Fatorial – Binômio de Newton e o Triângulo de Pascal.    
   33    Combinatória: Arranjo, Permutação, Combinação simples e repetição    
   34    Probabilidade Geral, Condicional, suas propriedades (A e B) – (A ou B)     
   35    Polinômios – Operações - D’Alambert - Briott-Rufini - Equações Algébricas    
   36    Geometria Espacial – Prismas Regulares – Paralelepípedo - Cubo    
   37    Geometria Espacial – Cilindro Circular Reto, Obliquo e Equilátero    
   38    Geometria Espacial – Cone Circular Reto – Tronco de Cone Reto    
   39    Geometria Espacial – Pirâmide – Tronco de Pirâmide e o Tetraedro    
   40    Geometria Espacial – Esfera e suas partes – Poliedros regulares de Platão     
   41    Estatísticas: Rol, Média, Moda, Mediana, Aritmética e Geométrica    
   42    Geometria Analítica: Equação da Reta Geral, Reduzida e Segmentária    
   43    Geometria Analítica: Equação da Circunferência Reduzida e Geral    
   44    Números Complexos – Operações de Moivre – Plano de Argand Gauss    
 

Contato

Estou sempre em busca de novas oportunidades. Entre em contato.

(67) 99956-2494

bottom of page