Oi
Nos meus 30 anos de aula a experiência me proporcionou uma compreensão aprofundada dos conceitos físicos e me permitiu aprimorar minhas técnicas de ensino, garantindo uma abordagem educacional abrangente e eficaz.
Aprender Física é muito mais do que decorar fórmulas. Aprender Física é compreender o funcionamento da Natureza, capacitando-se a agir de forma responsável sobre ela. Essa ideia vem fazendo parte das novas avaliações propostas pelo ENEM.
Para ajudar você a atingir seus objetivos, preparamos um curso na medida certa para a realização dos seus sonhos!
Nosso curso tem elevada carga horária. Acreditamos que somente dessa forma um vestibulando possa realmente adquirir tanto o CONTEÚDO BÁSICO, quanto os conteúdos mais SOFISTICADOS que podem realmente fazer a diferença na sua aprovação.
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Aulas de Física
Apresentação
HABILIDADES A DESENVOLVER, SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
I - Representação e Comunicação
• Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos. Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos.
• Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si.
• Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido, através de tal linguagem.
• Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas.
• Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados.
II – Investigação e Compreensão
• Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testas.
• Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas.
• Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o “como funciona” de aparelhos.
• Construir e investigar situações-problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar previsões.
• Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico.
III – Contextualização Sócio-Cultural
• Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
• Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico.
• Dimensionar a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia.
• Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana.
• Ser capaz de emitir juízos de valor em relação a situações sociais que envolvam aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes.
HABILIDADES GERAIS PARA A FÍSICA, SEGUNDO O PROJETO PEDAGÓGICO
• .Reconhecer as teorias da Física como um empreendimento social, inserido no processo histórico.
• .Compreender as teorias como representações da natureza, baseadas na experimentação e abstração, não constituindo verdades, mas modelos para nos aproximarmos da realidade.
• .Correlacionar modelos explicativos de fenômenos físicos com sistemas tecnológicos e naturais.
• .Analisar, argumentar e estabelecer posicionamento crítico e reflexivo sobre o conhecimento físico, articulado com conhecimentos de outras áreas do saber.
• .Desenvolver atividades experimentais com autonomia, perseverança, curiosidade científica e reflexão cooperativa.
• .Estabelecer correlação entre experimento e fenômeno.
• .Interpretar e criticar resultados. a partir de experimentos e demonstrações.
• .Pesquisar, selecionar e organizar informações. estabelecendo relações pelas regularidades.
• .Reconhecer o significado das grandezas físicas e das relações estabelecidas entre elas.
• .Diferenciar e reconhecer as representações simbólicas algébricas e gráficas, dos diferentes conceitos.
• .Utilizar a linguagem científica como ferramenta para reflexão e comunicação oral ou escrita.
• .Ler, interpretar e produzir diferentes formas de comunicação científica, tais como; relatos, resumos, conclusões, tabelas, gráficos, representações matemáticas e esquemas.
• .Representar, comparar e avaliar adequadamente medidas.
• .Utilizar instrumentos de medição e de cálculo.
• .Resolver situação-problema, formulando hipóteses, prevendo resultado, elaborando e executando estratégias de enfrentamento das questões e interpretando resultados.
• .Utilizar a representação matemática das leis físicas como instrumento de análise e predição das relações entre grandezas e conceitos.
• .Compreender os modelos explicativos da origem, evolução e constituição do Universo, interpretando fenômenos e relacionando os diferentes elementos envolvidos.
• .Reconhecer as diferentes fontes e formas da energia e os processos de transformação.
• .Identificar, classificar e descrever movimentos, associado às causas e interações que lhes dão origem, e suas variações. • .Compreender e aplicar as leis de conservação. .Interpretar e diferenciar as concepções clássica e moderna dos movimentos.
AULA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: FÍSICA
01 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniforme I – Teoria
02 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniforme II – Exercícios
03 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Equações
04 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Exercícios
05 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Gráficos
06 Vetores Adição e Subtração – Grandeza Vetorial – Grandeza Escalar
07 Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Balística
08 Movimento Circular Uniforme: Velocidade linear, angular, Polia e Rotor
09 Dinâmica: Força motriz, atrito, normal, peso, centrípeta, tangente e resultante
10 Dinâmica: Trabalho motriz, atrito e resultante – TECinética e TEPotencial
11 Dinâmica: Energia cinética, potencial, elástica, mecânica
12 Dinâmica: Potência mecânica em Watts e outras unidades.
13 Sistema Conservativo - Impulso e Quantidade de Movimento Linear
14 Colisões: Perfeitamente elástica, parcialmente elástica e inelástica
15 Equação Dimensional – Grandezas Físicas – Unidades no S.I.U.
16 Escalas da Termometria – Celsius, Fahrenheit, Kelvin e Reaumur
17 Calorimetria: Calor Sensível - Calor Latente e equilíbrio térmico
18 Dilatação Linear – Superficial – Volumétrica - Transmissão de Calor
19 Gases Perfeitos – Energia Interna dos Gases – Mistura Gasosa
20 1ª Lei da Termodinâmica – 2ª Lei da Termodinâmica – Ciclo de Carnot
21 Exercícios de Termodinâmica – Trabalho Gasoso – Calor – Rendimento
22 Eletrodinâmica – Carga Elétrica - Corrente Elétrica - Potencial Elétrico I
23 Eletrodinâmica – 1ª Lei de Ohms – 2ª Lei de Ohms – Resistores constantes
24 Eletrodinâmica – Gerador Elétrico – Receptor Elétrico – Potência Elétrica
25 Amperímetro – Voltímetro – Potência Elétrica – Energia Elétrica – k.w.h.
26 Ponte de Wheatstone – Lei dos Nós e suas aplicações elétricas
27 Lei das Malhas (Kirchhoff) – Cálculo da corrente elétrica parcial e total
28 Eletrização – Força Elétrica – Campo Elétrico – Potencial Elétrico II
29 Eletrostática – Energia Potencial Elétrica – Trabalho Elétrico
30 Eletrostática – Capacitor Elétrico – Associação de Capacitores
31 M.H.S. – Movimento Harmônico Simples
32 Óptica Geométrica: Espelho Plano – Espelho Côncavo e Convexo
33 Óptica: Refração da luz – Prisma Snell e ângulo limite.
34 Óptica Geométrica: Lentes Esféricas Convergente e Divergente
35 Ondulatória: Conceitos – Estudo Matemático da onda e seus gráficos
36 Ondulatória: Fenômenos Acústico: Difração, Interferência e eco
37 Ondulatória: Tubo Aberto – Tubo Fechado - Efeito Doppler - Decibel
38 Magnetismo: Campo Magnético – Solenóide – Força Magnética
39 Magnetismo: Corrente Induzida – Fluxo Magnético – Lei de Lenz
40 Estática: Corpo em repouso – Momento Binário
41 Hidrostática: Teorema de Stevin, Pascal e Arquimedes (Empuxo)
42 Hidrodinâmica: Lei de Castelli – Bernoulli - Torricelli
43 Gravitação Universal – Leis de Kepler: Órbitas – Áreas – Períodos
44 Física Moderna – Albert Einstein – Velocidade da luz – Max Planck
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