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Oi

Nos meus 30 anos de aula a experiência me proporcionou uma compreensão aprofundada dos conceitos físicos e me permitiu aprimorar minhas técnicas de ensino, garantindo uma abordagem educacional abrangente e eficaz.

Aprender Física é muito mais do que decorar fórmulas. Aprender Física é compreender o funcionamento da Natureza, capacitando-se a agir de forma responsável sobre ela. Essa ideia vem fazendo parte das novas avaliações propostas pelo ENEM.  

Para ajudar você a atingir seus objetivos, preparamos um curso na medida certa para a realização dos seus sonhos!


Nosso curso tem elevada carga horária. Acreditamos que somente dessa forma um vestibulando possa realmente adquirir tanto o CONTEÚDO BÁSICO, quanto os conteúdos mais SOFISTICADOS que podem realmente fazer a diferença na sua aprovação. 

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Aulas de Física

Apresentação

 
HABILIDADES A DESENVOLVER, SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 
I - Representação e Comunicação 
•  Compreender enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos. Compreender manuais de instalação e utilização de aparelhos. 
•  Utilizar e compreender tabelas, gráficos e relações matemáticas gráficas para a expressão do saber físico. Ser capaz de discriminar e traduzir as linguagens matemática e discursiva entre si. 
•  Expressar-se corretamente utilizando a linguagem física adequada e elementos de sua representação simbólica. Apresentar de forma clara e objetiva o conhecimento apreendido, através de tal linguagem. 
•  Conhecer fontes de informações e formas de obter informações relevantes, sabendo interpretar notícias científicas. 
•  Elaborar sínteses ou esquemas estruturados dos temas físicos trabalhados. 
II – Investigação e Compreensão 
•  Desenvolver a capacidade de investigação física. Classificar, organizar, sistematizar. Identificar regularidades. Observar, estimar ordens de grandeza, compreender o conceito de medir, fazer hipóteses, testas. 
•  Conhecer e utilizar conceitos físicos. Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes. Compreender e utilizar leis e teorias físicas. 
•  Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o “como funciona” de aparelhos. 
•  Construir e investigar situações-problema, identificar a situação física, utilizar modelos físicos, generalizar de uma a outra situação, prever, avaliar, analisar previsões. 
•  Articular o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico. 
III – Contextualização Sócio-Cultural 
•  Reconhecer a Física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico. 
•  Reconhecer o papel da Física no sistema produtivo, compreendendo a evolução dos meios tecnológicos e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento científico. 
•  Dimensionar a capacidade crescente do homem propiciada pela tecnologia. 
•  Estabelecer relações entre o conhecimento físico e outras formas de expressão da cultura humana. 
•  Ser capaz de emitir juízos de valor em relação a situações sociais que envolvam aspectos físicos e/ou tecnológicos relevantes. 

HABILIDADES GERAIS PARA A FÍSICA, SEGUNDO O PROJETO PEDAGÓGICO 
•  .Reconhecer as teorias da Física como um empreendimento social, inserido no processo histórico. 
•  .Compreender as teorias como representações da natureza, baseadas na experimentação e abstração, não constituindo verdades, mas modelos para nos aproximarmos da realidade. 
•  .Correlacionar modelos explicativos de fenômenos físicos com sistemas tecnológicos e naturais. 
•  .Analisar, argumentar e estabelecer posicionamento crítico e reflexivo sobre o conhecimento físico, articulado com conhecimentos de outras áreas do saber. 
•  .Desenvolver atividades experimentais com autonomia, perseverança, curiosidade científica e reflexão cooperativa. 
•  .Estabelecer correlação entre experimento e fenômeno. 
•  .Interpretar e criticar resultados. a partir de experimentos e demonstrações. 
•  .Pesquisar, selecionar e organizar informações. estabelecendo relações pelas regularidades. 
•  .Reconhecer o significado das grandezas físicas e das relações estabelecidas entre elas. 
•  .Diferenciar e reconhecer as representações simbólicas algébricas e gráficas, dos diferentes conceitos. 
•  .Utilizar a linguagem científica como ferramenta para reflexão e comunicação oral ou escrita. 
•  .Ler, interpretar e produzir diferentes formas de comunicação científica, tais como; relatos, resumos, conclusões, tabelas, gráficos, representações matemáticas e esquemas. 
•  .Representar, comparar e avaliar adequadamente medidas. 
•  .Utilizar instrumentos de medição e de cálculo. 
•  .Resolver situação-problema, formulando hipóteses, prevendo resultado, elaborando e executando estratégias de enfrentamento das questões e interpretando resultados. 
•  .Utilizar a representação matemática das leis físicas como instrumento de análise e predição das relações entre grandezas e conceitos. 
•  .Compreender os modelos explicativos da origem, evolução e constituição do Universo, interpretando fenômenos e relacionando os diferentes elementos envolvidos. 
•  .Reconhecer as diferentes fontes e formas da energia e os processos de transformação. 
•  .Identificar, classificar e descrever movimentos, associado às causas e interações que lhes dão origem, e suas variações. •  .Compreender e aplicar as leis de conservação. .Interpretar e diferenciar as concepções clássica e moderna dos movimentos. 

   AULA                     CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: FÍSICA    


   01    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniforme I – Teoria     
   02    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniforme II – Exercícios     
   03    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Equações    
   04    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Exercícios    
   05    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Gráficos    
   06    Vetores Adição e Subtração – Grandeza  Vetorial – Grandeza Escalar    
   07    Cinemática: Movimento Retilíneo Uniformemente Variado – Balística    
   08    Movimento Circular Uniforme: Velocidade linear, angular, Polia e Rotor    
   09    Dinâmica: Força motriz, atrito, normal, peso, centrípeta, tangente e resultante    
   10    Dinâmica: Trabalho motriz, atrito e resultante – TECinética e TEPotencial    
   11    Dinâmica: Energia cinética, potencial, elástica, mecânica    
   12    Dinâmica: Potência mecânica em Watts e outras unidades.    
   13    Sistema Conservativo - Impulso e Quantidade de Movimento Linear    
   14    Colisões: Perfeitamente elástica, parcialmente elástica e inelástica    
   15    Equação Dimensional – Grandezas Físicas – Unidades no S.I.U.    
   16    Escalas da Termometria – Celsius, Fahrenheit, Kelvin e Reaumur    
   17    Calorimetria: Calor Sensível - Calor Latente e equilíbrio térmico    
   18    Dilatação Linear – Superficial – Volumétrica - Transmissão de Calor    
   19    Gases Perfeitos – Energia Interna dos Gases – Mistura Gasosa    
   20    1ª Lei da Termodinâmica – 2ª Lei da Termodinâmica – Ciclo de Carnot    
   21    Exercícios de Termodinâmica – Trabalho Gasoso – Calor – Rendimento    
   22    Eletrodinâmica – Carga Elétrica - Corrente Elétrica - Potencial Elétrico I    
   23    Eletrodinâmica – 1ª Lei de Ohms – 2ª Lei de Ohms – Resistores constantes    
   24    Eletrodinâmica – Gerador Elétrico – Receptor Elétrico – Potência Elétrica      
   25    Amperímetro – Voltímetro – Potência Elétrica – Energia Elétrica – k.w.h.    
   26    Ponte de Wheatstone – Lei dos Nós e suas aplicações elétricas    
   27    Lei das Malhas (Kirchhoff) – Cálculo da corrente elétrica parcial e total    
   28    Eletrização – Força Elétrica – Campo Elétrico – Potencial Elétrico II    
   29    Eletrostática – Energia Potencial Elétrica – Trabalho Elétrico    
   30    Eletrostática – Capacitor Elétrico – Associação de Capacitores    
   31    M.H.S. – Movimento Harmônico Simples     
   32    Óptica Geométrica: Espelho Plano – Espelho Côncavo e Convexo    
   33    Óptica: Refração da luz – Prisma Snell e ângulo limite.    
   34    Óptica Geométrica: Lentes Esféricas Convergente e Divergente    
   35    Ondulatória: Conceitos – Estudo Matemático da onda e seus  gráficos    
   36    Ondulatória: Fenômenos Acústico: Difração, Interferência e eco     
   37    Ondulatória: Tubo Aberto – Tubo Fechado - Efeito Doppler - Decibel    
   38    Magnetismo: Campo Magnético – Solenóide – Força Magnética    
   39    Magnetismo: Corrente Induzida – Fluxo Magnético – Lei de Lenz    
   40    Estática: Corpo em repouso – Momento Binário     
   41    Hidrostática: Teorema de Stevin, Pascal e Arquimedes (Empuxo)    
   42    Hidrodinâmica: Lei de Castelli – Bernoulli - Torricelli    
   43    Gravitação Universal – Leis de Kepler: Órbitas – Áreas – Períodos     
   44    Física Moderna – Albert Einstein – Velocidade da luz – Max Planck    
 

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